História

O Centro de Solidariedade Social da Adémia é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com sede no lugar da Adémia, freguesia de Trouxemil, concelho e distrito de Coimbra.

Fundada em 1992, a associação foi reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social pela então Direção-Geral de Ação Social, no Livro n.º 7 das Associações de Solidariedade Social, sob o n.º 20/98, a folhas 44, considerando-se efetuado em 24 de abril de 1997, nos termos do n.º 2, do art.º 13, da Portaria 778/83, de 23 de julho.

A instituição encontra-se inserida numa zona suburbana da cidade de Coimbra, caraterizada profissionalmente pelo trabalho fabril não qualificado, trabalhadores do comércio, serviços públicos e da construção civil, aliado a uma agricultura de subsistência.

Com acordos de cooperação com o Instituto da Segurança Social, I.P./Centro Distrital de Coimbra para as respostas sociais de Creche, Centro de Atividades de Tempos Livres, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. E, acordo de cooperação tripartido celebrado com a Direção Regional de Educação do Centro e o Instituto da Segurança Social, I.P./Centro Distrital de Coimbra para o Pré-escolar, o Centro de Solidariedade Social da Adémia serve cerca de 200 utentes e emprega perto de 30 trabalhadores.

A instituição possui um património composto por um terreno adquirido no final do ano de 2012, um edifício onde se encontra sediada e a funcionar a associação e respetivas respostas sociais, apetrechado com o mais moderno mobiliário e equipamento, contando ainda com uma frota automóvel composta por cinco viaturas.

O Centro de Solidariedade Social da Adémia procura balizar os seus objetivos com base na sua missão, visão e valores, comunicando-os junto de toda a instituição, dirigentes, colaboradores, stakeholders e comunidade em geral.